Você já se perguntou se a pipoca engorda realmente? Neste artigo vamos esclarecer todas as suas dúvidas e te ensinar receitas para preparar pipoca com calorias reduzidas e também como preparar de uma forma mais saudável.
A pipoca é um alimento fácil de preparar e um lanche rápido e saboroso, a maioria das pessoas gostam de pipoca, as crianças então... amam.
E quem não gosta de saborear uma pipoquinha assistindo um bom filme, acompanhando sua serie preferida ou até mesmo uma partida de futebol ou seu programa de TV preferido?
Se você gosta muito de pipoca e quer saber se pipoca engorda, leia este artigo que está recheado de dicas maravilhosas sobre esse assunto.
Se você esta se perguntando se pipoca engorda, eis a resposta: A pipoca engorda sim e não, a chave está no modo de preparo.
Se você preparar a pipoca do modo certo ela pode ser um excelente aliado para quem quer emagrecer.
A pipoca feita no microondas no vapor ou na panela pode ser uma opção saudável de lanche da tarde agora aquelas pipocas de supermercado para microondas que vem cheia de gordura e conservante podem te engordar sim.
A pipoca e rica em fibras, e demora para você comer, exige muita mastigação e é rica em fibras.
Com isso a sensação de saciedade e mais duradoura.
Além do que alimentos ricos em fibras tendem a absorver as gorduras ingeridas e levar em bora no bolo fecal, assim você absorve menos gorduras consumidas.
Com o estomago cheio devido as fibras da pipoca você passa mais tempo sem sentir fome.
Vou te ensinar aqui como fazer a pipoca no vapor do micro-ondas, que tem baixas calorias e também vou te ensinar como fazer pipoca saudável no fogão.
1- Coloque o milho dentro do saco de pão e retire o ar, feche bem a boca do saco, e bom torcer um pouco dos lados para ficar bem fechadinho.
2- Coloque no micro-ondas sobre um guardanapo de papel ou um papel toalha.
3- Deixe estourar por 3 minutos em potência alta.
4- Tome cuidado ao abrir o saco com a pipoca por conta do vapor.
5- Ai e só acrescentar um pouco de sal, de preferência sal marinho ou himalaia, se quiser coloque algumas ervas para agregar sabor.
Atenção: Não acrescente manteiga ou margarina na pipoca. Por mais saboroso ou aromático que seja , apenas uma colher já vai dobrar a quantidade de calorias e aí deixa de ser um lanche de baixas calorias.
1- Coloque o milho e o óleo na panela e mexa até misturar bem o óleo no milho para que estoure bem e não fique milho sem estourar nem encharcado.
2- Tampe bem a panela e ligue o fogo do seu fogão tradicional ou do seu Cooktop da Britânia, deixe estourar até que pare os estouros da pipoca.
3- Despeje em uma vasilha e acrescente pitadas de sal, ou canela em pó ou ervas aromáticas.
4- Cuidado para não carregar no sal.
Veja a diferença das calorias da pipoca de acordo com o preparo.
Das maneiras saudáveis para quem não quer engordar a de menor quantidade de calorias e a feita no vapor no saco de pão.
A pipoca light de microondas também tem baixa caloria, o problema aí é o sódio.
As pipocas de microondas costumam ter um valor elevado de sódio que tende a reter liquido e deixar aquela sensação de inchaço e retenção de liquido no organismo.
A caloria é baixa, mas por outro lado acaba prejudicando em outras partes.
Se o fato de a pipoca feita no vapor ter baixas calorias e te ajudar na dieta ainda não foi suficiente para te deixar fã desse petisco, vamos então falar dos valores nutricionais desse lanchinho fácil e delicioso chamado pipoca.
A pipoca e um amido resistente, ou seja, não e tão facilmente absorvido pelo organismo, não altera tão facilmente o teor glicêmico e é facilmente eliminado pelo organismo, sendo pouco absorvido.
Além disso a pipoca e rica em ácido fólico, que é o responsável por fixar as vitaminas no nosso organismo, além de ser um ácido protetor do coração.
E não para por aí, a pipoca também contém quantidades significativas de potássio e fósforo, minerais que atuam na formação dos ossos, na manutenção dos músculos e do sistema nervoso.
E não podemos esquecer das fibras. A pipoca e rica em fibras que auxiliam na saciedade, na digestão e no trato intestinal.
Com todas essas informações concluímos que a pipoca feita no vapor sem óleo ou com pouco óleo na panela, ajuda sim a quem pretende emagrecer.
Mas claro que mesmo assim não se pode exagerar, pois até agua em exagero prejudica a saúde. Tudo tem que ter um equilíbrio.
Veja também: O que é semolina? Emagrece?
Pipoca com óleo ou manteiga pode ser consumido sim, mas com moderação, mais moderação ainda do que você consome a pipoca sem óleo, e é preciso estar atento para a quantidade de sal colocada na porção.
Se a pipoca engorda ou emagrece vai depender da sua maneira de consumir, e fazer dela uma aliada ou uma sabotadora da sua dieta.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!