Já se perguntou se é melhor usar adoçante stevia ou xilitol? Nesse artigo vamos tirar suas dúvidas a esse respeito, continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto…
O adoçante Stevia é um dos principais produtos utilizados como substitutos do açúcar cristal ou industrializado.
Entretanto, ele não é a única opção que encontramos nas prateleiras dos supermercados, por isso mesmo é comum ficarmos na dúvida sobre qual produto comprar.
Uma das mais comuns é a dúvida sobre se a melhor opção é o Stevia ou o Xilitol, um outro adoçante bastante famoso.
Se você deseja saber qual a melhor opção para usar, não deixe de ler este conteúdo até o fim!
O que este artigo aborda:
Adoçante Stevia ou xilitol: qual dos dois optar?
Melhor usar adoçante stevia ou xilitol? Apesar de parecer uma pergunta bem simples de responder, esse é um questionamento complexo para a maioria das pessoas e costuma ocasionar muita confusão.
Os dois adoçantes são opções muito usadas e cada um deles conta com uma composição que é distinta, possuindo vantagens e alguns pontos que podem não ser tão positivos.
Por exemplo, o adoçante Stevia possui um poder muito maior para adoçar qualquer alimento, mas por outro lado, ele pode deixar um gostinho residual amargo que a maioria das pessoas não gosta.
Um ponto importante é que hoje já existem marcas de Stevia que não possuem mais esse gosto que pode ser desagradável para a maioria dos clientes.
O maior problema quando fazemos uma comparação entre as duas opções é que as pessoas costumam dividi-los em categorias como “bom” ou “ruim”, um que “engorda” e o outro que “emagrece”, etc.
Sendo assim, nada melhor do que deixar qualquer sensacionalismo de lado e conhecer as duas opções.
Vídeo: Stévia ou Xilitol, qual adoçante escolher?
Veja no vídeo abaixo qual o adoçante é melhor se é o stevia ou o adoçante xilitol.
Entenda o que é o Stevia e o que é o Xilitol
Antes de nós mostrarmos qual a melhor opção, vamos falar rapidamente sobre os dois tipos de adoçantes, para que você possa entender melhor como cada um funciona.
O xilitol trata-se de uma substância que é extraída a partir das fibras de vegetais, de frutas e de cogumelos, o que nem todos sabem.
Esse produto conta com até 40% menos calorias em comparação ao açúcar tradicional, enquanto que tem um poder de adoçar que é similar ao produto industrializado.
Algumas pessoas costumam relatar desconfortos intestinais, como diarreia ou flatulência quando o consomem, o que pode estar relacionado a algum tipo de relação a componentes do extrato.
A Stevia, por outro lado, é um produto extraído diretamente de uma planta que se chama Stevia rebaudiana, sendo que ela conta com um alto poder de adoçar.
Para se ter uma ideia, ela pode adoçar até 300 vezes mais do que o açúcar, sendo uma opção mais natural e que não costuma trazer problemas, quando consumido adequadamente.
Veja também: Reeducação alimentar cardápio de pobre
Qual é a melhor opção entre esses dois adoçantes?
Bom, para mostrarmos mais profundamente o que as duas opções têm ou não de bom, vamos fazer uma lista para cada uma.
Começando pelo xilitol, esse adoçante costuma:
Afetar de maneira mínima os níveis de glicemia sanguínea
Apresentar pouquíssimas calorias em excesso
Faz bem aos dentes
É bem fácil aplicá-la em receitas, bastando substituir a mesma quantidade do açúcar usado
Tem um efeito prebiótico
Não causa qualquer quadro de hipoglicemia
É seguro quanto ao uso com doses moderadas
Já sobre a Stevia, alguns pontos interessantes de se falar são:
Não gera qualquer alteração nos níveis de glicemia
É totalmente zero calorias
Como é mais doce que o açúcar tradicional, seu uso deve ser feito de forma equivalente para o gosto ficar suave
Não possui um efeito prebiótico
Não costuma gerar desconfortos intestinais em quem o utiliza
Ele é seguro para uso em doses moderadas
O adoçante Stevia costuma ser uma opção mais segura para os diabéticos, visto que ele não causa qualquer aumento nos níveis de glicemia.
A Stevia também não conta com qualquer caloria, sendo a melhor opção para quem está em busca da perda de peso, e ele não gera efeitos colaterais no intestino.
Apesar do xilitol ser também uma boa opção, não há dúvidas de que a Stevia é, hoje, o melhor adoçante do mercado.
Seja como for, a indicação é sempre que você faça uma análise bem detalhada dos componentes para escolher o adoçante mais indicado para suas preferências e necessidades.
Afinal, qualquer produto adapta-se conforme o perfil de cada pessoa, então pode ser que um seja muito bom porque não tem qualquer caloria e não afeta os níveis glicêmicos, mas conta com um sabor mais forte, por exemplo.
Veja também: Polenta engorda?
Conclusão sobre Stevia e Xilitol
Como foi possível ver, há muitas dúvidas na hora de comprar um adoçante no supermercado, em geral, sobre qual a melhor opção entre o adoçante Stevia e o adoçante Xilitol.
Neste conteúdo completo, falamos sobre as características de cada produto e ainda sobre como a melhor opção irá depender bastante de qual suas preferências, bem como as suas necessidades.
Veja também: Silimarina emagrece ou é mito?
O que achou do texto sobre qual opção usar: adoçante Stevia ou o Xilitol?