azeite de oliva previne cancer de mama

Azeite de oliva previne câncer de mama

Azeite de oliva previne câncer de mama. O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres sendo responsável por cerca de 28% dos casos.

Quando diagnosticado precocemente tem boas expectativas de cura, no entanto, ainda há grande defasagem de acompanhamento médico de mulheres que estão no grupo de risco.

azeite de oliva previne cancer de mama

Para quem sabe o quanto é importante prevenir assim quanto remediar vamos falar um pouco mais sobre a descoberta de que o azeite de oliva reduz em mais de 60% o risco de desenvolvimento da doença.

Já faz algum tempo que a medicina vem promovendo a dieta mediterrânea (baseada especialmente em azeite de oliva, peixes e vegetais) como uma das mais saudáveis para o coração e para a prevenção do Alzheimer.

O seu papel relevante para a proteção contra o desenvolvimento de câncer de mama é uma ‘novidade’ descoberta a partir de novas pesquisas científicas recentes.

Azeite de oliva previne câncer de mama – A pesquisa que destacou o azeite de oliva

O estudo que identificou a dieta mediterrânea como uma das melhores para a prevenção do câncer de mama é de autoria de pesquisadores da Universidade de Navarra, na Espanha.

O grupo foi formado por 4.200 mulheres com idades entre 60 e 80 anos que apresentavam riscos elevados de desenvolvimento de doenças cardíacas e de acordo com o Índice de Massa Corpórea (IMC) se enquadravam nas características de obesidade.

As componentes foram dividias em três grupos distintos sendo eles:

Grupo 1 – Dieta mediterrânea + azeite de oliva

Nesse grupo as componentes deviam seguir a dieta mediterrânea além de adicionar a sua dieta diária 4 colheres de azeite de oliva. O azeite podia ser consumido na forma de saladas, frituras e até cozidos.

Grupo 2 – Dieta mediterrânea + oleaginosas

O grupo 2 foi incumbido de seguir a dieta mediterrânea e consumir diariamente em torno de 30 gramas de oleaginosas.

Grupo 3 – Dieta com pouca gordura

Por fim o terceiro grupo recebeu a recomendação de seguir uma dieta com baixa quantidade de gorduras.

Resultados

Embora o monitoramento da pesquisa estivesse focado nas questões preventivas de doenças cardíacas também avaliou a vulnerabilidade de desenvolvimento de câncer de mama nas participantes.

O resultado impressionou, as integrantes do grupo 1, que manteve elevado consumo de azeite de oliva, em 5 anos, reduziu o risco de desenvolvimento dessa doença em 68%.

É relevante citar ainda que o grupo 2, que aliou a dieta mediterrânea com oleaginosas, apresentou também redução dos riscos de desenvolvimento de câncer de mama, porém, bem menos significativo.

Os cientistas atribuem essa diferença ao azeite de oliva que consegue inibir o crescimento de células anormais que poderiam vir a se tornar células cancerígenas.

Outros benefícios do azeite de oliva para a saúde

Além de reduzir as chances de desenvolvimento de câncer de mama em mais de 60%, o azeite de oliva, oferece outros benefícios especiais para a sua saúde, confira abaixo:

– Contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares;

– Diminui a concentração de colesterol ruim (LDL) no organismo;

– Previne a ação e formação dos radicais livres que acarretam no envelhecimento celular;

– Tem ação preventiva do desenvolvimento de doenças degenerativas como o Alzheimer;

– Contribui para a prevenção e combate da obesidade.

Dicas de como incluir o azeite de oliva na alimentação

Conhecendo todos os benefícios que o azeite de oliva oferece para a saúde você deve estar se perguntando como incluí-lo em sua rotina alimentar. A seguir vamos dar algumas dicas interessantes.

Conversão

O azeite de oliva é uma alternativa mais saudável em comparação a manteiga e margarina, no entanto, é necessário saber como fazer a conversão correta.

1/3 de xícara de chá de manteiga é equivalente a ¼ de xícara de chá de azeite de oliva.

1 colher de sopa de manteiga equivale a ¾ de colher de sopa de azeite de oliva.

1 xícara de chá de manteiga é equivalente a ¾ xícara de chá de azeite de oliva.

Azeite de oliva para dar sabor às carnes

A escolha de carnes leves como peixes e frango (grelhados) é uma maneira de garantir que a sua saúde permaneça em ordem.

Recomendamos que óleos vegetais como o de girassol, milho ou soja sejam substituídos por borrifadas de azeite de oliva nas panelas ou travessas para assar.

Esse ingrediente adiciona leveza e sabor aos seus pratos com carnes.

Azeite de oliva até para o preparo de doces

Sabia que é possível usar o azeite de oliva até mesmo para o preparo de doces? Nesse caso o ingrediente tem como função substituir a manteiga ou margarina.

Aproveite e substitua o açúcar branco pelo mascavo ou demerara que são menos prejudiciais para a saúde.

O azeite de oliva é um grande aliado de quem está buscando um estilo de vida mais saudável e tentando inclusive emagrecer.

Não deixe de consumir mais do ingrediente que pode reduzir as suas chances de desenvolver câncer de mama em mais de 60%!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *