chocolate amargo

CHOCOLATE EMAGRECE E FAZ BEM À SUA SAÚDE

Será que Chocolate Emagrece ? Durante muito tempo o chocolate manteve a má fama de ser um vilão para a dieta e para a saúde.

Porém, nos últimos anos diversas pesquisas vêm promovendo a sua redenção.

Obviamente, como tudo na vida, é importante consumir o chocolate,  com moderação.

Para ter acesso somente aos seus benefícios,  deixando os malefícios de lado.

Saiba que chocolate além de fazer bem a saúde também pode ter um papel relevante na sua dieta de emagrecimento. Entenda melhor a seguir!

 

Chocolate Emagrece

Chocolate Emagrece e Ajuda no Estilo de Vida Saudável 

 

Para quem acha surpreendente temos que destacar que o chocolate pode ser integrado a um estilo de vida saudável.

Esse que é um dos alimentos mais desejados. Ele é obtido através de derivados do cacau, cacau em pó, manteiga de cacau ou massa de cacau.

Embora o cacau seja rico em gorduras, já está comprovado por meio de pesquisas. Mas o seu consumo, não tem relação com colesterol elevado.

Veja também: Como Transformar Alimentos Contaminados em Orgânicos

Além de não causar malefícios (desde que consumido numa quantidade adequada), o chocolate, pode oferecer diversos benefícios para a saúde.

A proporção de benefícios depende da quantidade de cacau na composição. assim como, do quanto está sendo adicionado de outros ingredientes como gordura hidrogenada, açúcar, corantes, leito em pó entre outros.

Ressaltamos que existem diferentes tipos de chocolate no mercado sendo que alguns são mais interessantes para a saúde e emagrecimento do que outros.

 

Tipos de Chocolates

A seguir você poderá conferir alguns detalhes sobre os principais tipos de chocolates disponíveis, entendendo quais são os que oferecem mais benefícios para o seu bem-estar.

Tipos de Chocolate

Chocolate Amargo –  O melhor Chocolate para Emagrecer e para Saúde

Entendido como o melhor chocolate para emagrecer e para a saúde, o chocolate amargo, é fabricado a partir de grãos de cacau torrados, normalmente não conta com adição de leite, mas pode ter alguma quantidade de açúcar.

Há algumas variações de chocolate amargo que se diferenciam entre si pela quantidade de cacau presente em sua composição.

O chocolate extra amargo contêm entre 75% a 85% de cacau; chocolate amargo que possui entre 50% a 70% e chocolate meio amargo que tem concentração de 35% a 50% de cacau.

Chocolate ao Leite –  Muito Calórico

Um dos chocolates preferidos de muitas pessoas não é um dos mais saudáveis, nessa versão a composição do doce costuma contar com 30% a 40% de cacau além de açúcar, leite em pó ou leite condensado.

Esse é o tipo de chocolate que é importante consumir o mínimo possível tanto de olho na manutenção da dieta quanto da saúde.

Chocolate Branco – Não tem Cacau na Sua Composição

Esse chocolate não possui cacau em sua composição, apenas a gordura que é extraída da semente do cacau.

Dessa forma trata-se de uma versão de chocolate que não tem as propriedades benéficas para a saúde do cacau.

Nessa versão de chocolate estão combinados outros ingredientes como leite, açúcar, lecitina de soja entre outros.

O chocolate branco é rico em polifenóis como os flavonoides e taninos.

 

Benefícios do Consumo de Chocolate

Abaixo você poderá conferir quais são os benefícios que o consumo de chocolate oferece para o seu organismo, ou seja, você pode comer esta delícia e ainda ter benefícios.

Lembrando novamente que as versões com maior concentração de cacau e menor concentração de açúcar e leite são as mais indicadas.

Se possível opte por chocolates amargos ou meio amargos.

Ajuda no Estímulo do Sistema Nervoso Central

Você já se sentiu mais desperto após comer chocolate?

Saiba que isso se deve a ação da teobromina que age da mesma forma que a cafeína no organismo.

Chocolate Melhora a Ação Cerebral

O consumo de chocolate com boa quantidade de cacau contribui para melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro devido a substâncias estimulantes como cafeína e teobromina.

Chocolate também contribui para a prevenção de doenças como Alzheimer.

Chocolate Ajuda na Redução da pressão arterial

O consumo de chocolate tende a melhorar a pressão arterial, em outras palavras, contribui para o aumento da produção de óxido nítrico que é um gás que promove o relaxamento das artérias.

Chocolate Faz Bem ao Coração

Chocolates que são ricos em flavonoides oferecem ação antioxidante no organismo favorecendo o fluxo adequado de sangue.

Os antioxidantes de maior destaque são: epicatequinas, catequinas e procianidinas.

Chocolate Ajuda no Aumento do Bom Colesterol e Redução do Colesterol Ruim

Chocolates como o amargo contribuem para o aumento da concentração do colesterol bom (HDL) e redução do ruim (LDL), portanto fazem muito bem a saúde.

O chocolate contribui ainda para evitar que sejam formadas placas de gordura que pode acarretar em problemas como arteriosclerose, ou seja é muito bom para a saúde do seu coração.

Chocolate Combate o Envelhecimento Precoce

Boa parte dos chocolates se caracteriza por serem ricos em vitaminas A e B, como resultado, contribuem para reduzir os sinais do envelhecimento precoce.

Com poderosa ação antioxidante os chocolates podem ser seus grandes aliados para eliminar os efeitos dos radicais livres, em outras palavras, ele vai te deixar jovem por mais tempo.

Ressaltamos ainda que os chocolates contém oxidante, como resultado podem ajudar a prevenir alguns tipos de canceres.

Aumento da Sensação de Bem-Estar

Quando alguém diz que se sente feliz ao comer chocolate não está enganado, pois o doce contribui para a liberação do hormônio serotonina, portanto ajuda mesmo.

Chocolate Aumenta Sensação de Saciedade

Um dos motivos que tornam o chocolate um bom aliado para quem deseja emagrecer é o fato de que esse doce oferece sensação de saciedade prolongada.

Portanto você vai comer  menos mesmo e rapidinho vai ficar com o corpo que deseja…

O segredo da ação mágica do chocolate é conter uma boa concentração de ácidos fenólicos, como resultado, que ajudam a aumentar a produção de leptina (hormônio da saciedade).

No entanto, observe que é necessário manter consumo moderado haja vista que é bastante calórico.

Chocolate Acelera o Metabolismo

Chocolates ricos em cacau contribuem para acelerar o metabolismo, ou seja a capacidade de queimar calorias, consequentemente pelo fato de ter substâncias como cafeína.

Quanto mais acelerado está o metabolismo maior a queima calórica que se obtém.

Coma Chocolate com Moderação

Mesmo conhecendo todos os benefícios que listamos acima é essencial, portanto, saber que se deve consumir chocolates com moderação.

A recomendação é de 6 gramas diariamente, então algo como um quadradinho de um tablete. Dê preferência para as versões amargas ou meio amargas.

Gostou de conhecer os principais benefícios que os chocolates oferecem?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *